Dicas de conservação de relógios

Dicas de conservação de relógios

Ao contrário de muitos objetos mecânicos e eletrônicos, o relógio precisa funcionar necessariamente 24 horas por dia. E mesmo assim ele pode durar uma vida inteira, e até ser passado para outras gerações posteriores. Mas para isso é evidente que precisa ser muito bem conservado.

O relógio possui um mecanismo complexo, cujas peças são pequenas e delicadas. Isso exige extremos cuidados da parte dos seus possuidores. Não adianta pagar caro em um objeto se ele estragar rapidamente. E o relógio, além de ter sua funcionalidade essencial, ele também é um elegante acessório.

Para prolongar a vida útil do seu relógio você precisará tomar algumas medidas. Veja nossas dicas de como conservá-lo.

Limpeza

O pó é um dos maiores causadores de problemas em relógios, e é por isso que devemos tomar medidas para evitar o acúmulo de sujeira dentro de seus mecanismos. Mas como a limpeza não é uma tarefa simples, você precisa contratar o serviço de alguém especializado. Leve seu relógio para a limpeza pelo menos uma vez ao ano. As peças do mecanismo podem ser limpas em casa, utilizando um líquido para isqueiro. Recomenda-se que o relógio fique mergulhado nesse líquido por 15 minutos.

Preservação

Você pode comprar uma caixa especial para guardar seu relógio caso ele não possua uma. Muitas pessoas perdem bens preciosos por não ter onde guardá-los. Às vezes, por descuido, o relógio pode cair e quebrar. Ou então ficar com a tela riscada por ter sido guardado com outros objetos. As caixas especiais são excelentes para quem gosta de relógios, pois permite que guardemos vários modelos juntos. Elas ainda colaboram para uma boa organização, que facilita na hora de escolher um para usar.

Manual de instruções

Embora grande parte das recomendações para a conservação dos relógios é genérica, ou seja, funciona para todos e cada modelo possui suas especificações técnicas. Por isso, leia o manual de instruções para aproveitar o máximo do seu relógio. Você descobrirá as recomendações para a conservação da própria fabricante. Embora seja chata, a leitura dos manuais são imprescindíveis para evitar problemas com produtos.

Cuidados com a água

Muitas pessoas acreditam que a impermeabilidade de um relógio é constante. Mas isso não é verdade. Por mais que o seu seja a prova de água, você precisa visitar, ao menos uma vez por mês, a assistência técnica ou o posto autorizado pela marca. Caso esteja em dúvidas sobre a impermeabilidade do seu relógio, mantenha-o longe da água. Clique aqui e veja outras dicas de resistência à água. 

Cuidados com temperatura alta

As peças dos relógios são muito frágeis, e não devem estar expostas a temperaturas altas. Se você costuma frequentar sauna ou tratamentos hidrotermais, deixe seu relógio em casa. O calor elevado faz com que ele se dilate quando entra em contato, posteriormente, com água. A peça pode ficar danificada ou até sofrer infiltração.

Cuidados com produtos químicos

Quando for mexer com produtos químicos, não se esqueça de retirar o relógio. Eles podem danificar para sempre as suas partes. Além de proteger as próprias mãos de danos, mantenha sua peça longe dos produtos.